Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas organizou o II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Empresas, que foi realizado com o apoio da Fundação Ford, ocorrendo na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG entre os dias 13 a 17 de Abril de 2015.

A primeira edição do Seminário Internacional aconteceu em Fevereiro de 2011 e contou com a presença do Professor Sheldon Leader, da Universidade de Essex – Reino Unido, além de membros de diversa­­s ONGs brasileiras, professores de universidades nacionais e membros do Ministério Público.

O objetivo do I Seminário Internacional foi apresentar o debate de área de Direitos Humanos e Empresas para a comunidade acadêmica, que ainda se encontrava cega em relação a essa agenda de pesquisa. Com esse propósito, as palestras ministradas pelo Professor Sheldon Leader foram fundamentais ao apresentar suas experiências em advocacia internacional contra empresas em defesa dos Direitos Humanos.

Além disso, o evento contou com a apresentação de trabalhos que foram publicados em uma edição especial da Revista Ética e Filosofia Política, periódico organizado pelas faculdades de filosofia e direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com a experiência do primeiro seminário de 2011, o segundo seminário teve como objetivo contribuir para a promoção de discussões profundas na temática “Direitos Humanos e Empresas”.

Contando novamente com o Professor Sheldon Leader, parceiro do Homa, e sua experiência adquirida com a dedicação ao “Projeto Empresas e Direitos Humanos” da Universidade de Essex, pioneiro na Europa, a segunda edição do Seminário Internacional buscou fortalecer uma rede sul-sul, reunindo, com esse propósito, especialistas da África, Ásia e América Latina.

O Homa objetivou, com esse evento, dar um passo além para a identificação e consolidação do campo de pesquisa de Direitos Humanos e Empresas, bem como seu ativismo e a necessidade de publicação acadêmica nacional e internacional na área, reconhecendo o largo espectro de atores envolvidos bem como seus desafios e perspectivas.

Os temas dos Grupos de Trabalho foram escolhidos de acordo com a demanda por maior transparência, acumulação e troca de informação a respeito dos diferentes e mais urgentes aspectos da temática e de sua dinâmica de enfrentamento, mapeados durante os dois anos de trabalho do Homa na prevenção e luta contra violações de Direitos Humanos cometidas por empresas, tanto em uma perspectiva sul-sul, quanto em uma perspectiva global.

Um importante exemplo a ser dado é o do Grupo de Trabalho II – Sociedade Civil e Estratégias de Enfrentamento de Violações de Direitos Humanos por Empresas, que aborda a discussão fundamental sobre a agenda internacional de Direitos Humanos e Empresas, acompanhando os debates mais recentes sobre o Tratado Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos, a articulação internacional de ONGs “Treaty Aliance” e as atividades do Grupo de Trabalho em Empresas e Direitos Humanos da ONU.

Anúncios